Projetos Desenvolvidos

Projetos desenvolvidos no LabTecGCI
Título: PORTAL SEMÂNTICO SOBRE AUTOMEDICAÇÃO: UM INSTRUMENTO PARA PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO À COMUNIDADE
Período: 2011-2013
Financiador: CNPq - Universal
Descrição: A construção de um Portal Semântico sobre Automedicação, motivada a partir de um problema que é constatado em várias formas: o uso de medicamentos sem orientação médica (automedicação). A problemática da automedicação é configurada a partir da pesquisa de Tourinho (2008) que objetivou determinar a prevalência da automedicação em crianças e adolescentes. Com base na necessidade do uso racional de medicamentos e na prevenção da automedicação, e, no pressuposto de que a disseminação de conhecimentos obtidos de fontes submetidas a processos de tratamento e representação constitui-se um meio auxiliar, é proposta a construção de um Portal Semântico com conteúdos sobre automedicação, sobre publicações em periódicos especializados, sobre medicamentos, substâncias químicas e informações toxicológicas relacionadas e informações de origem institucional. A abordagem teórico-metodológica é referenciada de maneira multidisciplinar, com o vértice situado na área da Ciência da Informação e com aportes metodológicos na área da Ciência da Computação e Engenharia do Conhecimento. Por fim, espera-se com a realização deste Projeto uma contribuição metodológica para a área de Ciência da Informação, com a criação de processos especializados na construção de artefatos de conhecimento que integram técnicas de construção de tesauros e ontologias; contribuir para solução do problema da automedicação, de significativa expressão social, por meio de uma abordagem multidisciplinar com fundamentos na Ciência da Informação que irá proporcionar uma fonte de informação de alto valor para o contexto em questão; criar um referencial de conhecimento sobre o tema, uma vez que tal aplicação tem caráter inédito e altamente inovador; prover conhecimento especializado sobre automedicação objetivando sua prevenção e consequências; prover acesso consolidado à produção científica especializada e conhecimentos correlatos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:

  • Divino Ignácio Ribeiro Junior – UDESC - Coordenador
  • Elisa Cristina Delfini Correa – UDESC - Integrante
  • Francis Solange Vieira Tourinho – UFRN - Integrante
  • Jordan Paulesky Juliani – UDESC - Integrante

Título: AUTORES, OBRAS E ACERVOS LITERÁRIOS CATARINENSES EM MEIO DIGITAL
Período: 2011 - 2014
Financiador: CNPq / FAPESC - PRONEX
Descrição: É um projeto baseado na parceria de laboratórios da UFSC, UDESC, UNISUL e UNIVILLE. Seu objetivo é o desenvolvimento de um ambiente de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, com bancos de dados e bibliotecas digitais, ferramentas de anotações e de adaptabilidade, compatíveis com plataformas como Moodle, em parceria com universidades catarinenses e grupos de pesquisa da Universidade Complutense de Madri. Com isso, teremos um ambiente digital que, por meio de aplicativos/recursos multimediáticos, auxilie o processo de ensino e aprendizagem da literatura na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação, além de desenvolver ferramentas de leitura a ser usadas nos cursos de licenciatura, presencial e a distância. Com respeito ao projeto PRONEX anterior, ressalte-se que ultrapassamos os objetivos fixados originalmente.
Integrantes:

  • Alckmar Luiz dos Santos – UFSC - Coordenador
  • Divino Ignacio Ribeiro Junior – UDESC - Integrante.
  • Fernanda de Sales - Integrante
  • Renato Fileto - – UDESC - Integrante
  • Tânia Regina Oliveira Ramos – UFSC - Integrante
  • Roberto Willrich– UFSC - Integrante
  • Zahidé Lupinacci Muzart -– UFSC -  Integrante
  • Zilma Gesser Nunes -– UFSC -  Integrante
  • Josias RIcardo Hack – UFSC - Integrante

 

 
Título: CIDADE DO CONHECIMENTO - KNOWLEDGE CITY
Período: 2012-2012
Financiador: FAPESC
Descrição: A pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia de "Cidade do Conhecimento" - "Knowledge City" que visa à criação de um Cluster de conhecimento capaz de atrair investigadores e investimentos em Florianópolis colocando-a na "rota" de um polo de outras cidades do conhecimento, existentes em países como o México, Ìndia, Portugal e outras cidades da Europa..
Integrantes: Ana Maria Pereira –UDESC -  Coordenador

Título: Repositório Temático da Pós-Graduação da FAED - Projeto de Extensão
Período: 2011 – 2011
Financiador: Universidade do Estado de Santa Catarina
Descrição: Projeto de Extensão vinculado ao Programa 'Memória Científica da FAED', tem por objetivo construir um Repositório de Documentos digitais da produção relacionada aos programas de pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED.
Site: http://www.labtecgc.udesc.br:8081/memorial/
Integrantes:

  • Divino Ignacio Ribeiro Junior – UDESC- Coordenador.
  • Gláucia de Oliveira Assis  - UDESC - Integrante

Título: Uma análise da formação de recursos humanos e produção científica relacionada aos pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Período: 2009 - 2011
Financiador: Universidade do Estado de Santa Catarina
Descrição: Projeto para desenvolvimento de um estudo sobre avaliação da atividade científica nas dimensões de ensino, pesquisa, produção científica e formação de rh para C&T no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Site: http://www.labtecgc.udesc.br/cinfbrasil/
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Divino Ignácio Ribeiro Junior – UDESC - Coordenador.