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Avaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leitura

dc.creatorViessi, Vani Ruiz
dc.creatorZamberlan, Maria Aparecida Trevisan
dc.date2004-12-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:36Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:36Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6239
dc.identifier10.5433/1679-0367.1980v2n6p67
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/613
dc.descriptionThe aim of this study was verify if three variables-criteria were correlated to reading achievement: The Valett Inventory of Primary Skills, scores in reading labeled by teachers and performance by pupils in a dictation of words. The subjects were twelve children, enrolled Public Schools in Londrina, whose average age is 7 years and 8 months old, coming from urban middle class, one half instructed by a phonetic method and one half by a sight word method. The material consisted of Valett Inventory of Primary Skills, pupils score's bulletins and card Word to dictation. The results which were found by Mann Whitney U Test showed a statistic significant difference between performance in Valett Inventory of Primary Skills x Dictation of words for the group instructed by sight - work method. Bye the statistic method of correlation by rank with correction factor (Spearman) among the three variables-criteria, only a statistic significant correlation was found for: Valett x Dictation of words (Critérium II) in the group instructed by sight-word method  en-US
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi verificar as possíveis relações entre três variáveis-critério de realização em leitura: Inventário de Capacidades Primárias de Valett, atribuição de notas pelos professores e desempenho dos sujeitos numa tarefa de ditado de palavras. Os sujeitos foram doze crianças, matriculadas na primeira série do I Grau, de escolas públicas de Londrina, com idade de 7 anos e 8 meses, procedentes de classe média urbana, sendo a metade alfabetizada pelo método misto (fanico) e a outra metade pelo método visual. O material empregado consistiu do Inventário de Capacidades Primárias de Valett, boetim de ntoas dos alunos e cartões contendo as palavras do ditado. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante com referência ao desempenho no Inventário de Capacidades Primárias de Valett x Ditado de Palavras, em favor do grupo instruído pelo método visual (Mann Whitney U Test). No teste estatístico de correlação por postos (Spearman) entre as três variáveis-critério apenas uma correlação estatisticamente significante foi encontrada para Valett x Ditado de palavras (Critério II) favorecendo o grupo treinado pelo método visual.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6239/5672
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 2 No. 6 (1980); 67-71en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 2 n. 6 (1980); 67-71pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.titleAvaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leituraen-US
dc.titleAvaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leiturapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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